segunda-feira, 4 de maio de 2009

Uma breve apresentação.... Meio Ambiente X Sociedade


Diante do mundo em que vivemos, a preocupação com o meio ambiente torna-se uma questão primordial e essencial. Já que dependemos de seus recursos para a sobrevivência, porquê não cuidá-lo de forma correta?


É fato que o capitalismo nos corrompe e afeta diretamente na relação entre o homem e o meio ambiente. Dessa forma, o homem se comporta mediante seus desejos, ambições e impulsos, sem se importar com o verdadeiro valor da natureza para o planeta.

Conscientemente, o homem age buscando a supremacia econômica e os anseios pessoais. Isto decorre de uma cultura corrompida de que o progresso se dá através de atitudes incertas, direcionando seus objetivos apenas para o acúmulo de riquezas independentemente das consequências da degradação e extinção da flora e da fauna, respectivamente.


Politicas públicas eficientes e a redefinição dos modelos de desenvolvimento, poderiam reduzir de forma significativa a devastação ambiental e aumentar consideravelmente a qualidade de vida. Partindo de que se houvesse assistência às necessidades básicas, a preservação e manutenção dos recursos naturais e o interesse mais intenso das instituições responsáveis agindo em conjunto, a problemática ambiental seria resolvida e as gerações futuras não sofreriam tanto impacto de uma má administração atual.



Texto: Lunara Santana


Apresentação da Revista 'Natureza & Cidadania'. Trabalho realizado pela matéria Meio Ambiente e Sociedade da FCS

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário